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A importância da logística na garantia de um bom serviço

 
 

“No tempo certo, e na hora certa”. Esse é o lema da logística, um processo que busca a máxima eficiência para entregar os produtos certos, no local adequado e no tempo combinado. A origem da palavra logística vem do grego logistikos e significa habilidades de cálculo e de raciocínio lógico. No mundo atual, esse conceito foi difundido para diversas áreas, e está presente no nosso dia a dia.

A logística é essencial para satisfazer as demandas dos clientes a partir do gerenciamento do fluxo de materiais, desde os pontos de fornecimento até os pontos de consumo. Assim, esse processo trabalha com previsão de demanda, gestão de estoques, transporte, redes de distribuição, armazenagem, entre outros meios.

A Tévere possui logística de ponta com especialidade de 35 anos no ramo de aço, e garante agilidade e eficiência em todos os processos, para que os produtos cheguem ao cliente final de maneira ágil e eficiente.

Tipos de logística

Existem quatro tipos diferentes de processos logísticos que ajudam a garantir a qualidade nos serviços. Conheça as características de cada um:

Logística de produção

Esse tipo de logística envolve o processo de transformar matéria-prima, insumos, ingredientes e peças, em um produto final. A logística de produção está presente nas indústrias, e pode ser realizada de maneira interna ou através de uma empresa terceirizada. Ela requer controle de toda a movimentação dos materiais, desde a chegada da matéria-prima à fábrica, a fabricação e montagem, o empacotamento, até o momento de armazenagem. Assim, o aço chega como matéria-prima na Tévere, e se transforma em diversos produtos, que são encomendados de acordo com a demanda dos clientes, criando peças sob medida.

Logística de distribuição

Esse processo busca gerenciar a distribuição do material, definindo as melhores rotas e fazendo um planejamento de entrega eficaz. O setor também fica encarregado do controle de estoque, fazendo um monitoramento constante de conferência de carga.

Logística reversa

A logística reversa é responsável por gerenciar a sustentabilidade da empresa. São criados meios de reaproveitamento de produtos e materiais, com o objetivo de elaborar processos benéficos ao meio ambiente. Assim, os materiais que são resgatados são destinados ao descarte correto, ou vão para o reaproveitamento. Esse tipo de administração também gerencia o retorno de produtos para o estoque. Todas essas técnicas visam evitar o desperdício e o uso indevido dos materiais, e promover a reutilização.

O aço é o material mais reciclado do mundo, e o processo de reciclagem possui uma série de vantagens. Saiba mais no artigo sobre reciclagem do aço, aqui no nosso site.

Logística de suprimentos

Este tipo de logística planeja e gerencia a matéria-prima necessária para a fabricação de um produto. Dessa maneira, a quantidade de suprimentos está sempre de acordo com a demanda. Este setor também deve fazer pesquisas constantes para encontrar materiais de menor preço e maior qualidade. A logística de suprimentos atua na estocagem e preservação, solicita materiais faltantes, coordena o fornecimento interno, e orienta todos os processos administrativos desses materiais.

Frete CIF x Frete FOB

As empresas que trabalham no comércio exterior podem trabalhar com dois tipos de transporte e entrega para o consumidor. Os fretes CIF e FOB se relacionam com o momento em que o pagamento do frete é feito.

O que é frete CIF?

O frete CIF vem da sigla em inglês Cost, Insurance and Freight e significa “custo, seguro e frete”. Assim, todo o transporte da mercadoria, incluindo os custos e riscos, são de total responsabilidade do vendedor. O comprador receberá a mercadoria no endereço escolhido e não terá maiores dores de cabeça. Este é o frete utilizado na Tévere, para dar o máximo conforto e segurança ao cliente que solicita produtos para a sua obra.

O que é frete FOB?

O frete FOB significa Free on board, e a tradução literal em português é “livre a bordo”. Neste tipo de frete, toda a responsabilidade pelo transporte da mercadoria é do cliente, incluindo os riscos e os custos. Assim, as responsabilidades do vendedor terminam assim que a mercadoria é despachada.

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