fbpx

 

A versatilidade do aço e seus diferentes usos

 
 

Formado por uma liga de ferro e carbono, o aço é um dos metais mais usados no mundo em todos os setores da indústria, de um mezanino de aço utilizado na construção à ferraria e costura de tubos.

A flexibilidade do aço

Devido ao fato do aço ser muito flexível, ele pode ser moldado da maneira que desejar. Dessa forma, uma estrutura metálica pode ser feita sob medida, seja para montar a estrutura de um palco ou para montar uma arquibancada.

O uso de estruturas de aço oferece diversos benefícios à construção civil. Um deles é a queda com o tempo gasto na execução de uma obra. A sua versatilidade e rapidez é resultado de as peças já chegarem prontas no canteiro de obras, precisando apenas serem montadas.

Podendo ser utilizadas nos mais variados projetos, as estruturas de aço são mais comuns em construções industriais, já que esse tipo de obra exige um sistema construtivo de maior agilidade, além de permitir vãos mais amplos.

Versatilidade arquitetônica do aço

A estrutura de aço possibilita construções com vãos mais amplos e, dependendo da robustez da estrutura, existem casos, como em shoppings, em que os pilares são apenas os externos, não havendo nenhum nas áreas de uso. Isso possibilita que o espaço seja utilizado sem interferência alguma ou com pouquíssimas restrições, permitindo diversas disposições.

A resistência do aço

Em uma construção, a escolha dos materiais estruturais são de extrema importância. Nesse sentido, o aço é tendência no setor.

Por muito tempo acreditou-se que o aço apresentava resistência e durabilidade inferior ao concreto armado, principalmente quando se trata de perfis formados a frio, como o Steel Frame. Entretanto, a estrutura de aço apresenta vida útil superior, principalmente quando mantida adequadamente.

Além de, por si só, já ser muito resistente e durável, existem pinturas especiais e outros tipos de proteção, como a galvanização, que elevam a vida útil, protegendo contra corrosão e agentes químicos, aumentando também a segurança estrutural em casos de incêndio

A sustentabilidade de estruturas em aço

Obras realizadas com estruturas metálicas geram pouca quantidade de resíduos, pois as peças são planejadas e geralmente já estão prontas para serem instaladas. Além disso, o aço é um material que permite que a estrutura seja desmontada e remontada e pode ser 100% reciclado, sem que sua qualidade e características sejam perdidas, sendo, por isso, um material mais sustentável.

O aço na pandemia

O Instituto Aço Brasil informou que no primeiro bimestre de 2021 a produção de aço bruto foi de 5,8 milhões de toneladas, um aumento de 7,3%, em relação ao registrado no mesmo período do ano passado. O produto é matéria-prima para a construção civil, meios de transporte, utensílios domésticos, maquinários da indústria, entre outros. No setor de saúde, o aço inox tem atuação destacada, principalmente na fase em que vivemos.

Nos centros cirúrgicos, leitos e consultórios, é notória a presença do aço na saúde. Como grande aliado do setor, o aço inox é o material mais adequado para hospitais e laboratórios graças ao seu potencial antimicrobiano, diminuindo a proliferação de vírus, bactérias e fungos, reduzindo os riscos de contaminação e garantindo a segurança de profissionais e pacientes.

O aço inox também é fácil de higienizar, tem baixa oxidação, não é magnético e requer pouca manutenção, ajudando na redução de gastos. Por isso, o material é tão procurado no mercado. Por suas propriedades, ele também é encontrado nas cozinhas industriais, elevadores e plataformas de caixas de supermercado, entre muitas outras aplicações.

Gostou de conhecer mais sobre a versatilidade do aço? Acompanhe nossos outros artigos. O melhor em aço você encontra na Tévere, forte em aço!

 
 
BUY NOW
×